Sou obrigado a levar o lixo até a lixeira do prédio ou posso deixar no meu andar?

lixeira escadaNovamente, estamos diante de uma dúvida muito mais atrelada as regras de convívio social do que legal, mas alguns esclarecimentos são importantes, senão vejamos:

  • Lixo no Andar: Alguns condomínios erroneamente utilizam das escadas de emergência para colocação de lixeiras, situação que é vetada pelas normas de segurança, pois em caso de emergência as lixeiras, lixos e/ou entulhos porventura existentes dificultarão a evacuação das pessoas, podendo inclusive causar riscos de queda e agravar a ocorrência em caso de pânico, portanto, ainda que muito utilizada, tal forma é irregular, perigosa e deve ser proibida e seus infratores devidamente punidos, inclusive o próprio Síndico se permitir tal ocorrência.

Obs: a situação exclui os condomínios que possuem lixeiras instaladas em seus andares, cujo projeto tenha sido devidamente aprovado pelos órgãos competentes.

  • Coleta Programada: alguns condomínios realizam a coleta em horários pré-programados, ou seja, nos horários estipulados um funcionário toca a campainha em cada unidade condominial e retira o lixo.

Porém, tal prática, ainda que cômoda, é útil apenas para condomínios com poucas unidades, pois em razão da logística e do tempo necessário, um elevador ficará “reservado” para o trabalho, comprometendo seu uso. E ao imaginarmos em um condomínio com diversas unidades por andar e o tempo necessário para que cada morador atenda a campainha, traga o lixo etc. a logística causa na maior parte das vezes transtornos. Além disso, especialmente nas grandes cidades, o horário de coleta muitas vezes não coincide com dos condôminos que trabalham e não possuem empregados, de tal sorte que é uma prática que precisa ser estudada especificamente para cada nicho condominial.

E qual a solução então?

A solução dependerá dos anseios da comunidade condominial e dos recursos que estão dispostos a arcar para ter uma coleta de lixo mais cômoda, pois não há uma regra que satisfaça a todos.

Porém, em que pese ser menos cômoda, a mais indicada para condomínios com várias unidades é a disposição de contêineres no condomínio, inclusive para coleta seletiva, e cada condômino no horário que melhor lhe convir realiza a dispensa do seu lixo respeitando os diferentes espaços para a coleta seletiva.

Tal procedimento, pode inclusive gerar receita ao condomínio, uma vez que poderá vender o lixo produzido e é um ato que contribui para o meio ambiente.

No entanto, como falado, é um procedimento que não é muito cômodo e será necessário que todos os condôminos colaborem.

Assim, quando o assunto é coleta de lixo não há uma fórmula única com funcionalidade para todos os condomínios, é preciso que cada nicho condominial verifique a modalidade que melhor se encaixa aos anseios da maioria e é sempre proveitoso que a metodologia seja aprovada em assembléia, possibilitando assim punir quem desrespeitar as regras.

Participe, envie suas dúvidas e/ou sugestões.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Sou obrigado a levar o lixo até a lixeira do prédio ou posso deixar no meu andar?

  1. Oi, estou procurando matérias e notícias sobre o assunto. Eu moro em um apartamento e aqui não tem síndico, não tem um livro com regras pensadas entres os condôminos, enfim, é um conjunto de apartamentos alugados. Aqui também não tem coleta de lixo ou um espaço adequado para se jogar lixo ou armazena-lo. Aí que está meu questionamento. Eu moro no prédio há 6 anos e coloco meu lixo na porta do meu apartamento, e quando vou descer eu levo e jogo nos tambores lá embaixo fora do prédio já, na rua especificamente. Não mantenho meu lixo mais de 24hrs na porta do meu apartamento. Só que chegou um morador novo e está se incomodando, inclusive escreveu um bilhete e me indicou um local para joga meu lixo, porém ela é novata e o local que ela disse é errado. Enfim, chegou já a chutar meu lixo para chamar atenção. Esse questionamento da nova moradora não chegou nos ouvidos do dono do prédio que aluga os apartamento, ela quer ditar regras, vamos dizer assim. Como devo proceder? Existe regras quando elas não existem? A história ficou longa, mas é isso obrigada

    Curtir

    • Olá! O caso atípico, pois alega não existir regras condominiais, assim, o ideal é que conversem com o proprietário e estipulem regras de convivência. as quais devem observar a legislação vigente. Atualmente, lixo na porta não é uma atitude comum, lixo deve ser retirado da unidade para lixeira, inclusive, sobre questões de segurança do Corpo de Bombeiro.

      Curtir

      • Obrigada por me responder! Realmente, essas regras condominiais não existem, só tenho o contrato de aluguel em mãos. Eu já falei com a secretária do proprietário do imóvel e ela disse que não recebeu nenhuma reclamação, ou seja, a nova moradora esta querendo, da forma que ela acha correto, ditar regras. Eu disse a secretária que da forma que ela esta querendo se impor não é adequado, pois se ela tivesse me procurado, com certeza, entraríamos em um acordo. Ela ainda permanece no anonimato. Eu não entendo que conceito de limpeza ou educação, não sei o termo, que ela esta querendo demonstrar, pois como não pagamos a taxa condominial, não existe uma pessoa que esteja sempre limpando os corredores. De vez em quando aparece a faxineira do proprietário para “limpar” e com muita preguiça, pois só faz varrer e espalhar a sujeira. Enfim, eu já deixei claro que se nada for feito e que se ela tomar atitudes insanas, irei chamar a policia, achei as atitudes dessa pessoa muito provocativas, tipo chutar o lixo pra chamar atenção. Pra que isso? Se eu passar no corredor e ela supostamente me reconhecer, vai fazer o que? Eu já levo por esse lado…kkkkk

        Curtir

      • Olá! Utilize-se do seguinte princípio que é aceito em quase todos os casos. Lixo deve ser guardado dentro da residência do seu proprietário até o momento da dispensa. Por questões de higiene e segurança, deixar sacos no hall por horas pode culminar com multa e outras punições mais graves.

        Curtir

Comente e Compartilhe

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s