O condômino inadimplente pode fazer uso das áreas comuns?

A dúvida já foi maior, porém, ao longo dos anos, em razão de várias decisões judiciais, o assunto foi esclarecido e deixou de causar maiores debates, mesmo que vez ou outra existam casos isolados de litígios.

Assim, , se o condômino está inadimplentes é porque está enfrentando dificuldades para arcar com seus compromissos financeiros, portanto, desde que contido nas regras condominiais, o inadimplente não poderá utilizar dos espaços que necessitam de uma contraprestação pecuniária, como alugar salão de festa etc.

Porém, até em razão de garantias constitucionais e outras disposições legais, o condômino devedor não pode ser cobrado de forma vexatória ou submetido a situações vergonhosas em razão da sua inadimplência, portanto não poderá ser proibido de fazer uso de espaços que não necessitem do pagamento de nenhum pecúlio, como elevador, academia, quadra, piscina, etc.

TJ-DF – APELACAO CIVEL NO JUIZADO ESPECIAL ACJ 20050610098012 DF (TJ-DF) Data de publicação: 22/05/2007 Ementa: CIVIL – INDENIZAÇÃO – DANOS MORAIS – CONDOMÍNIO – RESTRIÇÃO ADIREITO DE CONDÔMINO – COBRANÇA INDEVIDA VEXATÓRIA DE TAXA CONDOMINIAL – RESTRIÇÃO AO DIREITO DE LIBERDADE E PROPRIEDADE – DANO MORAL CONFIGURADO – CRITÉRIOS DE FIXAÇÃO DA INDENIZAÇÃO. É ILEGAL NORMA INTERNA DE CONDOMÍNIO, VOTADA EM ASSEMBLÉIA, QUE LIMITA DIREITOS SUBJETIVOS DOS PRÓPRIOS CONDÔMINOS, NO QUE TANGE À LIBERDADE DE UTILIZAR AS ÁREAS COMUNS. O FATO DE O CONDÔMINOESTAR INADIMPLENTE NÃO PERMITE QUE LHE SEJAM PROIBIDOS ALGUNSDIREITOS RELEVANTES PARA SUA EXISTÊNCIA. A INDENIZAÇÃO DEVE ATENDER AO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO DA PUNIÇÃO, PARA COIBIR ATOS ILEGAIS. SENTENÇA MANTIDA.

Anúncios

Um pensamento sobre “O condômino inadimplente pode fazer uso das áreas comuns?

  1. Eu resido em um condomínio a 10 anos, a síndica cortou meu interfone e minha antena coletiva e me adicionou na justiça para pagar os boletos atrasados, acontece que fiz acordo 20 x 333,34 só que não cumpriu com as ligações da antena e do interfone, paguei 13 meses, mediante o descumprimento do condomínio resolvi parar de pagar por motivo desemprego e descumprimento do acordo.
    Acontece que depois de aproximadamente 15 meses o condomínio me pôs outra vez na justiça desconsiderando os meses que paguei e está cobrando o valor total outra vez…onde posso resolver essa situação, e se legítimo cortar antena e retirar interfone?, estou aguardando esclarecimento como devo agir…eu posso entrar danos marais ?

    Curtir

Comente e Compartilhe

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s